O que é a geriatria?
Achei que seria fundamental escrever um texto, que de forma objetiva responda ao que para mim significa a minha razão de viver. Objetivamente: a geriatria nada mais é do que a especialidade médica que cuida das doenças mais prevalentes no envelhecimento e dos desdobramentos dessa fase da vida.
O geriatra possui a formação de um clínico geral estando também apto a atender as doenças mais prevalentes desde a idade adulta e uma segunda especialização, nas doenças da terceira idade e nos desdobramentos do envelhecimento.
Quando procurar um geriatra?
Com a idade, principalmente a partir dos 40 e 50 anos, muitas doenças começam a despontar. E é preciso atenção: principalmente nesta fase da vida e daí por diante , uma simples doença pode influenciar diversos sistemas e há a necessidade de se ver o todo constantemente. A geriatria surgiu nesse contexto, para examinar de forma holística os pacientes com mais idade. Mas, afinal, quando procurar um geriatra?
Apesar de ser reconhecida como a medicina do idoso, a geriatria não é indicada apenas para velhinhos. Podemos (e sugerese) procurar um geriatra desde jovens, visto que toda população precisa ter um clínico geral e o geriatra também faz parte deste grupo, sendo um especialista focado nas doenças mais prevalentes com o envelhecer (que começa a partir dos 30 anos, quando o corpo atinge o seu ápice de rendimento) e sua prevenção.
GERIATRIA OU GERONTOLOGIA
A gerontologia consiste no estudo e abordagem do envelhecimento de uma forma ampla, não apenas médica como atua o geriatra (que é também um gerontólogo). A geriatria seria a área de atuação do médico gerontologista. A gerontologia engloba a geriatria e outras áreas mais.
Assim podemos ter um terapeuta ocupacional, um fisioterapeuta, um nutricionista, um advogado, um arquiteto ou outro profissional com curso superior considerado gerontólogo. Desde que tenha formação voltada para o envelhecimento na sua área de atuação. Perceba que não foram citados apenas profissionais da área de saúde. Sim a gerontologia é ampla.
Como cuidar de idosos?
Esta é realmente uma pergunta muito difícil. Encontrar-se no papel de cuidador, sendo encarregado pelo bem estar geral de seu ente querido, traz responsabilidades, incertezas e muitas vezes profunda angústia. Estes sentimentos, na maioria das vezes, recaem sobre o fato de não saber lidar muito bem com o próprio idoso, não conhecer muito bem a evolução das suas doenças e principalmente, sobre o sentimento de impotência frente finitude da vida.