Confira a matéria do Estadão com a participação do Dr. Paulo Camiz sobre os cuidados que a pessoa com mais de 60 anos precisa ter.

O número de motoristas idosos no Brasil representa 18,49% da população. São cerca de 14,5 milhões de pessoas com mais de 60 anos que estão habilitadas para dirigir, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Pela lei no País, não existe idade-limite para tirar a Carteira Nacional de Habilitação. O que muda, de acordo com a idade, é o tempo de validade da CNH.

Para quem tem menos de 50 anos, a renovação deve ser feita a cada dez anos. Para quem tem entre 50 e 70, a cada cinco anos. E, para quem tem mais de 70, a cada três. O idoso tem, pela lei, acesso a vagas próximas do local aonde pretende ir. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamenta que 5% das vagas dos estacionamentos públicos e privados precisam ser sinalizadas para as pessoas acima de 65 anos.

O diretor científico da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Flavio Adura, explica que o Código Nacional de Trânsito prevê que, quando houver indício de deficiência física ou de doença progressiva que afetem a capacidade de dirigir, o prazo de renovação da carteira pode ser reduzido a critério do médico.

Confira a matéria completa neste link.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *