Dor na coluna pode ocorrer em qualquer fase da vida. Cada faixa etária possui problemas e diagnósticos mais comuns. Algumas condições decorrentes do envelhecimento da coluna vertebral podem provocar dor nas costas ou compressão de nervos.
Por que a coluna do idoso dói?
A coluna vertebral possui diversas estruturas que podem causar dor. Dentre elas, é possível citar, ao menos, duas que se tornam mais dolorosas em decorrência do processo de envelhecimento: o disco intervertebral e as articulações entre as vértebras.
O que é artrose?
Artrose significa desgaste articular. Artrose pode ocorre em qualquer articulação, como joelho, pé, mão ou quadril. Na coluna vertebral, existem articulações entre todas as vértebras, desde o pescoço até a bacia. O processo de desgaste articular da coluna pode provocar estalidos e, frequentemente, dor nas costas.
Todo idoso tem dor nas costas?
Não. Porém, não é infrequente queixa de dor nas costas (desde o pescoço até a parte inferior da coluna) decorrente do desgaste.
Tenho dor nas nádegas. Pode ser problema de coluna?
Sim. Dor nas nádegas pode representar compressão de nervos da coluna ou desgaste articular.
Tenho formigamento nas pernas. Pode ser da coluna?
Sim. Formigamento nas pernas pode ser sinal de compressão de nervos na coluna, em especial, na região lombar. Nesses casos, frequentemente, ocorre piora dos sintomas com caminhadas e melhora ao sentar.
Existem medicamentos que podem prevenir envelhecimento da coluna?
Infelizmente não há medicações que, comprovadamente, previnem envelhecimento da coluna vertebral.
Como envelhecer com melhor saúde da coluna?
A melhor fórmula para envelhecer com melhor saúde da coluna consiste em manter rotina regular de exercícios físicos, evitar obesidade e manter postura adequada (evitar movimentos viciosos repetitivos).
Por fim, existe o fator genético, pois algumas pessoas apresentam mais predisposição do que outras a desenvolverem distúrbios da coluna com o envelhecimento. Essa variável, entretanto, não pode ser influenciada pelas nossas atitudes.
Autor: Dr. Alberto Gotfryd, médico ortopedista especialista em coluna.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!