Nesta semana, o governo do Estado de São Paulo inicia a vacinação contra o Covid-19. Inicialmente em idosos a partir dos 90 anos, mas com planos de ampliação de faixas etárias nas próximas semanas (a partir de 85 anos, no dia 15/02). Visando maior agilidade, haverá um sistema de pré-cadastro (que não é obrigatório) e oferece ainda pontos de drive thru espalhados pela capital.
Estes são alguns conselhos para quem vai se vacinar ou pretende acompanhar um idoso durante a vacinação:
1. Realize o pré-cadastro pelo site da campanha “Vacina já“
Esta etapa pode ser realizada no local de vacinação e leva cerca de 10 minutos para se completar. Fazê-lo com antecedência contribui para maior rapidez no processo, o que pode ajudar a minimizar seu tempo nas filas. Caso necessite, peça ajuda para acessar o site. Lá você encontrará também os endereços dos postos de vacinação. Lembre-se, o pré-cadastro não é obrigatório, e pode ser feito na hora, portanto, mesmo que você esqueça ou não tenha feito essa etapa, deve ir se vacinar.
2. PROGRAME-SE
Os postos estarão abertos para a vacinação entre 8horas e 17horas. O formato drive-thru evita aglomerações, porém, você poderá se deparar com a formação filas de carro para vacinar-se. Ir cedo parece ser uma boa opção para evitar tais filas.
Os postos de vacinação drive thru estão localizados no Estádio do Pacaembu, no Estádio Neo Química Arena (Corinthians), no Autódromo de Interlagos, no Anhembi e na Igreja Boas Novas, na Vila Prudente. Além disso, a maioria das Unidades Básicas de Saúde no Estado estão abastecidas e prontas para vacinar a população idosa (no site da campanha é possível checar as unidades disponíveis perto de você).
Esteja em posse dos documentos. Será exigido a apresentação do CPF para manter o controle das doses administradas.
3. Quem irá acompanhar?
Não há a necessidade de que seja o responsável legal acompanhando o idoso, qualquer pessoa pode levá-lo. Muitos que cuidam dessas pessoas, às vezes possuem outros compromissos, se for o caso, combine com alguém próximo e de confiança para levar o idoso. Porém, evite encher carro de pessoas para ir junto. É comum que os netos, por exemplo, queiram acompanhar o vovô e a vovó nesse momento importante, mas o ideal é apenas um acompanhante por pessoa.
4. Vacinar-se não exclui a necessidade do uso de máscara.
Não esqueça que até mesmo dentro do carro o uso de máscara será exigido. E após a vacinação, o conselho é manter todas as medidas de biossegurança, como o uso de máscaras, lavagem de mãos e distanciamento social. Lembrem-se que a imunização não é imediata!
5. Caso o idoso possua dificuldade de deambulação.
Para aqueles que preferem ir ao posto de saúde, a vacinação também será possível. Ao chegar a um deles, basta que o acompanhante vá até um agente de saúde e informe que está com um idoso que possui dificuldade de locomoção. A vacinação poderá ocorrer dentro do próprio carro.
6. E se o idoso não puder sair de casa?
Neste caso a vacinação ocorrerá na casa da pessoa. O responsável pelo idoso deverá comparecer a um posto de saúde para realizar o cadastramento e agendamento da visita de um agente de saúde à residência.
7. Após a vacinação.
Podem ocorrer alguns efeitos adversos após o uso da vacina. Não se assuste caso você ou seu parente tenham febre baixa, dores de cabeça ou cansaço. Porém estes eventos não são tão frequentes, e o mais provável é que você sinta apenas dor no local da injeção. Caso o idoso use medicamentos que interfiram na imunidade, o ideal é consultar seu geriatra para saber você pode ou não tomar a vacina.
De modo geral, não há nenhuma contraindicação que possa comprometer o uso da vacina em pessoas idosas, e isso eu explico na recente entrevista que dei ao Jornal da Cultura que você pode assistir aqui. Pessoas com febre ou que tiveram febre nas últimas 24horas, devem aguardar para se vacinar.
Cordial abraço a todos os leitores!
Foto: Steven Cornfield
A sarcopenia é a perda de função muscular associada à perda de massa muscular ou…
Confira a matéria da National Geographic com a participação do Dr. Paulo Camiz. Entenda de…
Eterna Garota de Ipanema é um dos exemplos de artistas que chegaram com vitalidade na…
Daqui a uma década, o total de pessoas com Alzheimer, doença que deteriora a cognição…
Confira a matéria do Estadão com a participação do Dr. Paulo Camiz sobre os cuidados…
Pode ser a qualquer horário do dia, ele estará sempre ali presente. Bebida muito apreciada…